domingo, 29 de novembro de 2009

Blog no ar




Olá, amigas e amigos, cambada de pensantes ou não-pensantes!


Atendendo a alguns pedidos e, como diria o saudoso mestre Fausto Canova, em face de uma série de ameaças, vou dar as caras por aqui.


As primeiras postagens vão ser mais na linha exploratória. De acordo com as reações de quem as comentar e com o que eu mesmo achar mais adequado, elas serão modificadas. E os eventuais erros apontados serão devidamente corrigidos.


De cara, um aviso: vivo de escrever há mais de 40 anos, já passei por várias reformas ortográficas, semânticas, léxicas, pedagógicas, verborrágicas, prolegomênicas, propedêuticas, oligofrênicas (como diria o saudoso Dimas Costa, meu primeiro grande mestre na Abril Cultural) e outras. Acho a atual reforma uma grande besteira, porque, até que alguém me prove o contrário, vai ajudar a criar textos ainda mais confusos do que os que vemos todos os dias em jornais, revistas e na própria Internet. Portanto, aos "corretores empedernidos" de plantão, aviso que vou continuar a escrever de acordo com regras mais ou menos bem definidas que tenho usado nos últimos tempos, sob a orientação do já citado mestre Dimas e também de outros dois grandes mestres, Eduardo Martins e Pasquale Cipro Neto, que conhecem o idioma muito melhor do que eu.

Advirto, outrossim (advérbio que o mestre Eduardo Martins detestava mas a gente "plantava" em textos no Estadão, a fim de desfrutar divertidos e infalíveis acessos de fúria dele) que, se algo parecer errado, será por culpa única e exclusiva deste locutor que vos fala, sem nenhuma participação ou conivência desses egrégios senhores. Os acertos, estes sim, se deverão a diretrizes por eles estabelecidas e adotadas não só por mim mas igualmente por muita gente de respeito no ofício.

Este blog abordará vários temas, com destaque para as artes. Mas haverá espaço para outros assuntos, com a preocupação de responder, na medida do possível, as contribuições de quem quiser se manifestar sobre o que aqui for escrito.

Tentativamente, haverá uma nova postagem a cada semana, em princípio às sextas-feiras.

Espero que quem arriscar uma olhada aqui proponha novas idéias, estimule o debate e, se possível, se entretenha.

16 comentários:

  1. Isso aí, Vicente!
    Quero receber suas idéias e discutí-las, será por demais instigante!
    Forte abraço,
    Luiz F. Novaes

    ResponderExcluir
  2. Salve, Vicente! Serei leitora assídua.
    Bjs
    Fátima Nunes

    ResponderExcluir
  3. Valeu Vicente, agora tenho o que comentar nos finais de semana.
    Abraço
    Luiz Carlindo

    ResponderExcluir
  4. uma bem idiota:
    é um adorno para a internet e para nosso deleite...
    Felicio

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Vicente!
    E seja bem vindo ao mundo dos blogueiros.
    Não perderei os seus escritos à maneira vicenteadorniana. Se abusar, comentarei em caipiracicabano.
    Um grande abraço,
    Cláudio Natalício

    ResponderExcluir
  6. Vicente, parabéns querido!!!!!
    Claro que precisávamos disso! Você é simplesmente uma biblioteca. O universo cultural ficará eternamenta agradecido e eu também.
    Beijos,
    Tânia

    ResponderExcluir
  7. Vicente, meu querido!!!
    Pode ter certeza que eu serei o leitor
    mais assíduo e principal divulgador do seu
    blog!! Obrigado por dividir com os amigos o seu imenso conhecimento sobre música!!
    Um grande abraço do seu fã nº 01!!!!
    Marcelo

    ResponderExcluir
  8. Oba, Adornito!
    Serei sua leitora assídua, com certeza!
    E vou recomendar por aí - para que as pessoas desfrutem da sorte de poder aprender contigo!
    Boa sorte! Beijão,

    ResponderExcluir
  9. Olá, eis-me aqui também, como sua seguidora! E, dependendo do que você escrevinhar, werde ich meinen Senf dazugeben!
    Um abraço e boa sorte, mesmo!
    Vera

    ResponderExcluir
  10. Sinto-me feliz em encontrar pessoas em sintonia com relação à proposta nova reforma ortográfica... Grata por compartilhar seu conhecimento e nos enriquecer com suas palavras :) 本当にありがとう

    ResponderExcluir
  11. Vicente:
    Parabens. Estarei atenta sobre assuntos que aumentam meu conhecimento.
    Martha Moreira

    ResponderExcluir
  12. Vicente:
    Fantástica iniciativa. Serei seguidor assíduo e divulgador. Como a Tânia disse acima, você é uma biblioteca e agora nos dá o prazer de desfrutar tanto conhecimento.
    Parabéns pelo post inicial. Uma demonstração brilhante de que textos longos, mesmo em blogs, podem ser encantadores.

    ResponderExcluir
  13. Vicente Querido!
    Passei por aqui para felicitá-lo.
    Com certeza eu vou aprender muito contigo e faça o que vc bem gosta: escrever e nos encantar com seu conhecimento!
    Beijos e vida longa.
    Miriam.

    ResponderExcluir
  14. Oi sou aluna do Zé carlos,queria aprender realmente português e ele me falou que você poderia ajudar. Agradeço desde já.
    email:marianaruiz10@yahho.com.br

    ResponderExcluir